O Professor Antero de Freitas, na qualidade de coordenador do projeto da Rede de Escolas da UNESCO e em representação do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis participou no 3° Fórum Nacional das Redes UNESCO que se realizou no dia 23 de novembro, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL).
Organizado pela Comissão Nacional da UNESCO, com o apoio da Cátedra UNESCO “Futuros da Educação” do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o evento reuniu representantes de todas as Redes UNESCO presentes em Portugal, proporcionando um dia de partilha e reflexão que contribuíram certamente para o fortalecimento do papel das redes na prossecução dos objetivos globais e ideais da UNESCO.
Este 3º Fórum contou com a participação, na Sessão de Abertura, do Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Manuel Soares dos Santos Castro, do Titular da Cátedra UNESCO “Futuros da Educação” do IEUL, Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, do Diretor do IEUL, Professor Doutor Luís Miguel Carvalho, do Diretor Geral Adjunto da UNESCO para a Prioridade África e as relações Externas, Doutor Firmin Edouard Matoko e o Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Embaixador José Filipe Moraes Cabral.
A Sessão Inaugural, com o tema “O papel das Redes UNESCO na prossecução dos objetivos da UNESCO” esteve a cargo do Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Professor Doutor Augusto Santos Silva, que inspirou o público com a sua extraordinária lição de sapiência, sublinhando o valor, relevância e singularidade do trabalho diário das Redes UNESCO, e de cada um de nós, no cumprimento dos objetivos e princípios estipulados na constituição da UNESCO, princípios esses que se encontram, em todo o mundo, sob ameaça: “destaco estes três princípios metodológicos decisivos para que a ação das Redes UNESCO seja o mais ampla e eficaz possível: o princípio de que lidamos com bens comuns e a partir de uma consciência comum; o princípio de que devemos fomentar e circular entre nós o conhecimento, em todas as suas vertentes; e a aposta fundamental no trabalho de proximidade, trabalho com pessoas e entre pessoas”.
No espaço expositivo os participantes puderam conhecer e visitar exposições sobre o Património Mundial, as Reservas da Biosfera e os Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal e houve oportunidade de tomarem conhecimento do trabalho desenvolvido pelas diferentes redes UNESCO, a nível nacional.
Distribuídos pelas mesas redondas, todos os inscritos tiveram a oportunidade de se apresentarem e refletirem sobre o seu papel, através da apresentação de boas práticas e da reflexão sobre um possível trabalho conjunto, no futuro, dando asas aos temas das mesas redondas “Contributo das Redes na prossecução dos objetivos da UNESCO – forças, desafios e oportunidades” e o “Contributo das Redes na prossecução dos objetivos da UNESCO – da teoria à ação, do local ao global” .
Os trabalhos finalizaram com a apresentação das conclusões das mesas redondas, deste que foi um dia de interconhecimento e partilha e onde surgiram ideias para projetos futuros.
- O QUE SÃO ESCOLAS ASSOCIADAS? "A criação da Rede das Escolas Associadas da UNESCO foi aprovada pela Conferência Geral da UNESCO em 1952 e lançada oficialmente em 1953." "É uma rede mundial de 12.000 estabelecimentos de ensino, em 182 países, que trabalham em prol de uma educação de qualidade e que prosseguem de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos pela UNESCO." Como membro da Rede, o nosso agrupamento está comprometido em apoiar a missão da UNESCO de construir a paz no mundo e colocar em prática os seus objetivos globais no ensino, na aprendizagem e nas ações concretas realizadas. - QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS: . Fomentarem a cooperação internacional e a paz. . Inovarem e dinamizarem projetos, disseminando-os no sistema educativo, no plano internacional e divulgarem os resultados obtidos. . Promoverem uma educação de qualidade para todos, valorizando os ideais da UNESCO. . Inspirarem-se nos quatros pilares de edu...
Comentários
Enviar um comentário